Salvador / BA
comercial@portaldedestinos.tur.br (71) 9 9334-1123

Blog

Papel do gestor de viagens: o que mudou?

0 Curtidas. 471 Visualizações

Papel do gestor de viagens: o que mudou?


Papel do gestor de viagens: o que mudou? 

Poderíamos dizer que estratégico. Assim é o papel do gestor de viagens corporativas em um mercado de trabalho tão dinâmico. No meio de milhares de atribuições, funções e atividades que este profissional exerce em seu dia a dia, suas decisões estão entre as mais fundamentais em grande parte das empresas para manter a roda do negócio girando.

Por roda do negócio girando" entende-se: viajante satisfeito, cumprimento do objetivo da viagem, respeito ao orçamento, seguimento da política interna, fornecedores trabalhando em conjunto”... São inúmeros os processos e o gestor precisa estar não somente atento a todos estes passos, como também a tudo que acontece ao seu redor e no mundo.

De uns anos para cá, principalmente com a pandemia, o gestor de viagens tem de ser resiliente, porque as mudanças acontecem a todo momento. Precisa também ser generalista, não pode ser focado apenas em um fator. É necessário entender de dados, finanças, tecnologia, segurança, do clima, de manutenção de avião. Saber, pelo menos no macro, de todas as variáveis que é gerenciável.

Os avanços tecnológicos, quando se fala em automação, combinados com a expectativa do viajante que mudou e muito quando as viagens começaram a voltar após a covid-19 adicionam camadas extras às adaptações que o gestor precisou enfrentar nos últimos tempos.

Apesar de ser uma profissão dinâmica, cujo papel é acompanhar as mudanças repentinas do mercado, é importante também que o gestor de viagens corporativas se especialize por meio de cursos e graduações. No entanto, esta é uma dor sentida pelos profissionais, que muitas vezes não encontram tudo o que precisam em um único curso ou especialização. É ai que entra a importância dos grupos de gestores e o apoio que eles encontram ao dividir as experiências.

Viajante mudou, e agora?

Assim como o papel do gestor mudou diante dos novos cenários e transformações do mundo, o viajante corporativo também se transformou e ficou mais exigente. Cabe ao travel manager entender estas novas necessidades e adequar a forma como ele viaja aos objetivos da empresa, aos savings, ao budget, ao propósito da viagem e à estratégia.

Cada vez mais é importante se preocupar com a questão da personalização e experiência do viajante, que está muito mais preocupado e antenado. É preciso conhecer as diferenças de cada colaborador, os perfis. É necessário criar uma estratégia para atender as diferentes expectativas. As políticas estão adequadas? Deve-se ter o levantamento dos viajantes para conseguir criar algo personalizado.

E a pandemia foi, sem dúvida, o principal impulsionador para esta mudança na forma de viajar. O viajante corporativo ficou meses - se não anos em casa, com sua família, recluso, sem sequer ir ao escritório. Depois, voltou aos poucos a viajar, mas em saídas pontuais, mais curtas e com uma série de particularidades que envolviam a segurança médica.

O gestor daqui para frente

A pergunta de US$ 100 milhões, a digna de bola de cristal: o que podemos esperar para o futuro do gestor de viagens? Como depende de variáveis, principalmente econômicas, já que a questão de custo é grande parte do que dita a viagem corporativa, será exigido deste profissional continuar se adaptando. Mas ele também vai precisar compreender seu valor.

O gestor terá de enaltecer seu trabalho. Não é só fechar contrato e ter saving. Tem também o viajante que está cada vez mais exigente, a profissionalização, área na qual deve-se lidar com alguns obstáculos.


PUBLICADA EM: 06/11/2025 10:22:44 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Portal de Destinos


Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Portal de Destinos Ltda
CNPJ: 41.957 902./0001-06

Endereço e contatos

Av. Tancredo Neves, 1033  - Sala 1501, 1502, 150
Caminho das Árvores - Salvador / BA
CEP: 41820-021

(71) 9 9334-1123
(71) 9 9334-1123

Fale WhatsApp

Usamos somente cookies de terceiros.
Nosso site usa cookies de parceiros (Google etc.) para análise, funcionalidades e anúncios.
Você pode aceitar todos ou gerenciar suas preferências.